Como resolver a suspensão de um Perfil da empresa no Google

Guia prático 2023 de como resolver a suspensão de um Perfil da empresa no Google - Blog Paulo Guilherme Monteiro

Se você chegou até esta publicação, é porque certamente você ou seu cliente teve o seu Perfil da empresa no Google (antigo Google Meu Negócio) suspenso por violação das diretrizes da plataforma e teremos uma dor de cabeça até a resolução final do problema (acredite, não será um processo fácil recuperar seu perfil). 

De antemão, gostaria de deixar evidente logo nas primeiras linhas deste guia prático: se você não está com tempo para ler tudo e tentar entender todo o processo, dificilmente obterá sucesso no restabelecimento do perfil da sua empresa. Caso não queira dedicar algum tempo para interpretar tudo, clique aqui e solicite uma consultoria para que eu possa entender o seu caso.

Por isso, prepare um café, desligue as notificações do celular, vá para um lugar tranquilo e boa leitura! 😊

O que significa ter um perfil suspenso no Perfil da empresa no Google?

Você já sabe que ter um Perfil da empresa no Google traz visibilidade para a sua empresa gratuitamente, certo? Não há muito mistério para colocar os detalhes das informações da sua empresa na Pesquisa do Google e no Google Maps, no entanto, o que quase ninguém fala para você, é que há muitas entrelinhas dentro dessa plataforma e não é porque ela é gratuita que não existem regras.

Eu fiz questão de destacar em negrito a última frase do parágrafo anterior porque geralmente quando essas suspensões acontecem, são justamente por você não ter lido as diretrizes da plataforma e fez algo que não deveria ter feito. O Google é muito rígido quanto ao combate de spam e atividades incomum em todos os seus serviços, seja no Gmail, Google Maps, Google Ads ou qualquer outro serviço.

O Google está na internet há muitos anos e você já deve imaginar o tamanho da base de informações que eles podem ter, inclusive de quem tenta burlar seus sistemas. O Google sempre vai prezar pela qualidade e na melhor experiência para seus usuários no dia a dia e por ter isso como uma regra geral, eles podem suspender o perfil da sua empresa.

Ter um perfil suspenso no Google significa que a sua empresa parou de ser exibida na Pesquisa do Google e no Google Maps por algo que você fez e não está dentro do que o Google solicita que as empresas façam no Perfil da empresa no Google. A bendita violação nas diretrizes para representar uma empresa.

Como eu vou saber o que eu violei nas diretrizes do Perfil da empresa no Google?

Chegamos a um dos itens deste guia que talvez deixe você nervoso ou nervosa. O Google nunca vai informar os motivos reais pelo qual você teve o perfil suspenso. Isso mesmo, eles nunca informam e isso acontece desde os primórdios do antigo Orkut. Sempre que houver uma violação em seus serviços, o Google vai dizer que você deve ler o artigo da Central de Ajuda que fala sobre os motivos que possam ter levado à suspensão e você terá que descobrir por si só, o que não está de acordo com a regra deles.

Por um lado, isso dificulta muito para quem sabe da existência de sua empresa, que presta seus serviços, quer resolver o problema mas não sabe por onde começar para saber o que pode ter ocorrido de fato. Mas se pararmos para pensar, o Google é um dos maiores buscadores do mundo e deve lidar com todo tipo de ataque a todo segundo. Se eles falassem todos os detalhes que levassem a uma suspensão, estariam entregando todas as cartas para pessoas maliciosas e isso seria ainda mais desastroso.

Em resumo, o Google não vai te dizer exatamente o que você descumpriu, mas dará uma página completa e extensa que você obrigatoriamente terá que ler (sim, você vai precisar ler as diretrizes). Ou se estiver com dificuldades em interpretar onde está o problema, poderá contratar um especialista em Perfil da empresa no Google para ser um verdadeiro detetive.

Como funciona o Google em relação às suspensões de Perfis da empresa no Google?

Muitas das suspensões que ocorrem nos perfis são feitas com a ajuda de inteligência artificial, ou seja, de tempos em tempos, o Google fará varreduras rotineiras em todos os perfis. Quem não cumprir com as regras, será suspenso.

Opinião pessoal: O Google é uma empresa de tecnologia gigante. São muitas situações todos os dias em diversas frentes. Com base em algumas experiências atendendo alguns clientes, o Google dará atenção ao seu problema caso você entre em contato para resolver isso, entretanto, é importante ressaltar que, se você criar solicitações repetidas de suporte, falar como se estivesse gritando ou ainda não realizar nenhuma alteração e ainda assim dizer que está tudo certo só retardará a resolução do problema.

Quais as violações mais frequentes nas diretrizes do Perfil da empresa no Google?

Chegamos ao momento mais árduo dessa tarefa. Não tome como verdade absoluta tudo o que eu vou escrever aqui, pois cada caso é um caso e sem ler as diretrizes, não haverá um caminho fácil, infelizmente.

Porém, há algumas situações mais frequentes que você pode observar se em seu perfil e tentar entender se há algo igual ou similar.

Categorias de spam ou de alto risco

Não se vê muitos artigos ou publicações em português falando sobre as categorias de spam ou de alto risco no Perfil da empresa no Google exceto este tópico da comunidade de ajuda, mas elas existem.

Essas categorias são conhecidas por receberem alto índice de ataques, spam ou serem fraudulentas. Por serem de alto risco, o Google redobra as vistorias a esses perfis. São elas:

  • Advogados;
  • Centro de reabilitação;
  • Chaveiros;
  • Controle de pragas;
  • Encanadores;
  • Imobiliária;
  • Paisagistas;
  • Seguradoras, dentre outras.

Por isso, se seu perfil pertence a alguma das categorias acima, recomendo seguir à risca as diretrizes do Perfil da empresa no Google. Além disso, eu daria a dica de não ficar fazendo tantas alterações sem necessidade nesse perfil. Trabalhe em outras estratégias de marketing para atrair visitas ao seu negócio, afinal, não existe apenas o Perfil da empresa no Google 😉.

Seu perfil pertence a uma categoria SAB (empresas que vão até o cliente)

Se você tem um negócio que vai até o cliente prestar serviço, saiba que você deve seguir atentamente às regras. Isso porque o Perfil da empresa no Google diz que você não deve exibir o seu endereço residencial no perfil e sim, utilizar a função Área de cobertura, fazendo com que empresas que não possuem um local físico, determinem até onde podem atender. 

Há outro detalhe aqui, que você só pode colocar locais dentro da área de cobertura que estejam até 2 horas de carro do local onde você determinou como endereço residencial, ou seja, não adianta colocar várias regiões ou várias cidades. Se elas estiverem muito distantes da sua residência, você estará violando as diretrizes.

O nome do seu perfil está repleto de caracteres ou informações desnecessárias

Este aqui é sem dúvidas o campeão de suspensões de perfis. Muitas empresas querem usar palavras-chave desnecessárias para tentar aparecer nas primeiras posições do ranking das empresas no Google, porém, elas não querem pensar que o Google possa ser mais espertos que elas. O Google praticamente domina a internet e já deve ter topado com milhares de tentativas de empresas quererem sair na frente, mas eles são mais espertos e podem suspender seu perfil.

"Ah, mas meu concorrente faz a mesma coisa e o perfil dele está lá intacto." Você tem um problema no seu perfil que você precisa resolver. Se ele está fazendo isso, ele também está errado e uma hora ou outra, ele também vai ter problemas de violação. Por isso, se você usa nomes estranhos como:

  • Depósito do Paulo LTDA
  • Depósito do Paulo que fica em São Luís
  • Depó$1to do Paulo
  • Depósito do Paulo Bebidas Geladas

Saiba que você está violando as regras e ponto. O nome da empresa é Depósito do Paulo e ponto final. 

Você está usando uma caixa postal como um endereço

Não é permitido a utilização de caixa-postal dentro do Perfil da empresa no Google. Se você inseriu essa informação, remova imediatamente.

Você é um e-commerce, loja virtual ou apenas um negócio on-line

Você não está qualificado para ter um Perfil da empresa no Google e não há nada que você possa fazer para burlar isso. Aqui eu vou ser muito breve porque se o Google disse que não pode, não vai adiantar você tentar argumentar ou bater de frente.

Você tem dois perfis ou duas localizações no Google Maps cadastrados no mesmo lugar

Pode acontecer, às vezes até de uma maneira errônea, mas acontece. Se você criou um perfil novo já tendo outra localização, mesmo que com as informações erradas ou incompletas, o melhor caminho será preencher o formulário de restabelecimento do perfil explicando que há duas localizações e em paralelo, solicitar acesso ao antigo e realizar as devidas correções para depois mesclá-los.

Você inseriu o endereço errado da sua empresa

Aqui você precisa redobrar o cuidado. O endereço da sua empresa é o que fará os seus clientes chegarem até você e com a localização errada, eles não chegarão mesmo. Certifique-se de que o endereço da sua empresa está corretamente escrito (e lembre-se: nada de caracteres especiais ou formatações indevidas).

Você não tem um website consistente ou relevante

Embora não seja obrigatório, ter um site que fale sobre a sua empresa ajudará muito o Google a entender quem você é. Um site organizado, consistente e livre de qualquer tipo de vírus ou malware é o cenário ideal para colocá-lo no Perfil da empresa no Google.

Resumo

Essas são algumas das violações que ocorrem com maior frequência dentro da ferramenta e tudo que foi inserido aqui, é com base nas dúvidas dos usuários da comunidade Perfil da empresa no Google e de clientes que tiveram seus perfis suspensos.

É possível que existam mais detalhes que eu não listei aqui, alguns que saberemos, outros que não. O Google nunca irá entregar as cartas para você e é preciso aceitar isso. Somente lendo as diretrizes é que conseguirá descobrir ou pelo menos ter uma noção do que possa ter causado essa suspensão.

Depois de identificar o(s) erro(s), é necessário se preparar para entrar em contato com o suporte e solicitar o restabelecimento do perfil da sua empresa. Para não deixar essa página ainda mais extensa, você pode conferir aqui como entrar em contato com o suporte e reunir todas as evidências para que possam restabelecer seu perfil.

Paulo M

Publicitário, Social Media e Expert em Produtos do Google.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem