Como falar com o suporte do Perfil da empresa no Google em casos de suspensão

Como falar com o suporte do Perfil da empresa no Google em casos de suspensão - Blog Paulo Guilherme Monteiro

Se você chegou até esta página, certamente foi direcionado do guia prático de como recuperar um perfil suspenso no Perfil da empresa no Google (antigo Google Meu Negócio). Essa é a parte da resolução do problema em que você terá que ter ainda mais paciência, pois é aqui que você terá que dizer para o Google que sua empresa cumpre com todas as diretrizes para representar uma empresa e enviar todas as evidências necessárias.

A primeira coisa que deve-se ter em mente é: ser grosso ou escrever xingamentos não vai ajudar você a ter seu problema resolvido com rapidez. Lembre-se que o Google é muito inteligente e ninguém pode garantir que a sua solicitação de restabelecimento não caia em um filtro de spam por conter algumas palavras que você não deveria usar. Se não tiver paciência para realizar todo esse processo, entre em contato comigo para uma consultoria personalizada.

Outro detalhe super importante: se você já abriu uma solicitação para o suporte, aguarde uma resposta no primeiro e-mail que responderam você. O Google não gosta de aberturas de novos chamados para um único problema e isso acontece até mesmo dentro das comunidades de ajuda. Não adianta, se você já tem uma solicitação aberta, será nela que você deverá tratar todos os assuntos relacionados ao problema.

Sabendo desses detalhes, vamos ao preenchimento do formulário de restabelecimento de perfis suspensos.

Entrar em contato com o suporte do Perfil da empresa no Google (antigo Google Meu Negócio)

É preciso entender que esse processo aqui, se aplica apenas se você ainda não abriu nenhuma outra solicitação antes e só faça isso após ter feito as correções. Se você não alterar nada e simplesmente preencher o formulário, certamente terá seu pedido para ter o perfil de volta negado.

Formulário de contato do suporte do Perfil da empresa no Google

Ao acessar o formulário de restabelecimento do Perfil da empresa no Google, você deverá selecionar exatamente essas opções acima ou pelo menos a maioria delas para ter acesso ao formulário. Não vou me aprofundar em quais opções você deve selecionar porque elas são intuitivas e não há muito mistério quanto a isso.

Nele, você terá que preencher 10 (dez) campos, incluindo anexos, para informar ao Google que você corrigiu o que estava em descumprimento e solicitar que retomem o seu perfil. A seguir, vou detalhar como cada item deve ser preenchido corretamente.

"Qual é seu nome?"

Insira o seu nome completo (não é o da sua empresa ainda).

"Qual endereço de e-mail oficial é usado para gerenciar seu Perfil da empresa no Google?"

Coloque o mesmo e-mail usado para gerenciar seu perfil. Se colocar outro e-mail, será invalidado e você não receberá o e-mail com a resposta do Google.

"Qual a sua relação com a empresa?"

O Google dará algumas opções para você selecionar: Sou o dono desta empresa, sou funcionário da empresa, sou amigo ou parente agindo em nome do proprietário, sou dono ou trabalho para uma agência que representa esta empresa e sou usuário do Google Maps e não trabalho diretamente com esta empresa. Escolha a opção que mais se aplica ao que você é. Não tente mentir sobre sua relação com a empresa, se o Google detectar que você não possui relação com a empresa, você poderá sofrer consequências.

"Qual é o nome  da sua empresa?"

Aqui começam os detalhes importantes para recuperar seu perfil suspenso no Perfil da empresa no Google. Coloque exatamente o nome da sua empresa conforme ensinei no guia prático. Não tente colocar algo divergente do que você inseriu.

"Qual é o endereço ou a área de cobertura da sua empresa?"

Se você tem um endereço e corrigiu esse endereço seguindo as orientações do guia prático, coloque exatamente o endereço que você colocou lá + o CEP. Se você é uma categoria de SAB, coloque todas as áreas de cobertura que colocou no perfil.

"Qual é o código do seu Perfil da empresa?"

Assista o vídeo a seguir para aprender a obter esse código do Perfil da empresa no Google:


"Forneça um número de telefone para entrarmos em contato com você."

Coloque um número de telefone válido e com seu DDD. Em casos em que eles precisam explicar algo com mais detalhes, irão ligar para você. Nos dias atuais, as pessoas já não gostam de atender telefone, por isso, se você usa bloqueadores de chamadas, recomendo desativar por alguns dias e atender as ligações de números estranhos.

Uma voz eletrônica irá iniciar a conversa e logo em seguida, será transferida para um funcionário do Google.

"Explique por que você acredita que sua conta deve ser restabelecida e informe as ações realizadas na ficha da empresa"

Aqui é onde você terá a oportunidade de se justificar para o Google sobre o que acredita que estava errado. Não escreva palavrões, xingamentos, ironias, nem faça cobranças exacerbadas. Esse formulário provavelmente possui filtros de spam. Se o sistema detectar alguma palavra inapropriada, talvez não faça sua mensagem chegar até um humano.

Seja educado na escrita, tenha empatia e concentre-se apenas em como você irá resolver isso. Abaixo eu escrevi um pequeno modelo de texto que você pode adaptar e adequar à sua situação:

Olá equipe do Google. O perfil da minha empresa foi suspenso e acredito ter encontrado a causa que levou à suspensão. Após analisar as diretrizes de representação, fiz as seguintes alterações: [ESCREVA AQUI O QUE VOCÊ ALTEROU/EDITOU NO SEU PERFIL - SE FEZ MAIS DE UMA, SEPARE POR VÍRGULAS CADA UMA DELAS]. Estou mais confiante de que agora estou cumprindo as diretrizes para ter um Perfil da empresa no Google e gostaria de solicitar uma nova análise. Agradeço imensamente por qualquer ajuda ou resposta a esta solicitação e me coloco à disposição para fornecer mais informações.

É preciso ser convincente no seu texto e honesto. Não omita nada e nem escreva mentiras (o Google vai saber se você fizer isso).

"Anexe cópias dos documentos mencionados abaixo para ajudar nossa equipe a avaliar sua solicitação de restabelecimento. Evite enviar documentos confidenciais da empresa."

Nesta opção, você pode enviar os seguintes documentos: registro oficial da empresa,  licença comercial ou a certidão de regularidade fiscal, conta de consumo com o mesmo nome e o endereço comercial do seu registro/licença, contas de serviços públicos que podem ser: eletricidade, telefonia, gás, água e esgoto, lixo, reciclagem, TV ou Internet.

Há um outro detalhe aqui, que pode funcionar para você. Repare que no formulário, há dois campos para anexar arquivos. No primeiro, você pode anexar um dos documentos oficiais que eles solicitam e no segundo, você pode gravar um vídeo da fachada da sua empresa e anexar. Isso servirá como evidência de que é uma empresa real.

"Você está solicitando o restabelecimento de 10 ou mais locais?"

Selecione a opção que mais se adequa à sua situação. Geralmente é Não.

Clique em Enviar e aguarde o retorno via e-mail da equipe do Google. Em alguns minutos, você receberá um e-mail automático informando o recebimento da sua solicitação. O e-mail com a resposta da análise chegará entre 3 a 5 dias úteis do remetente googlebusinessprofile-support@google.com 

Como resolver uma negativa do Google quanto ao restabelecimento de um perfil suspenso

Se você solicitar ajuda do suporte e o Google responder com a seguinte mensagem:

Analisamos sua conta e, de acordo com as nossas diretrizes de qualidade, seu Perfil da empresa não está qualificado para ser exibido no Google. Leia nossas diretrizes para representar sua empresa no Google e veja quais tipos de empresa estão qualificadas para exibição no Google.

Isso significa que você não fez as correções em seu perfil ou as correções que você fez ainda estão incompletas e o Google não vai reativá-lo até que você descubra o que violou.

O que você deve fazer é: identificar e fazer as correções no seu perfil, seguir o modelo que forneci mais acima e responder ao e-mail


Infelizmente você terá que ter muita paciência aqui. Quando você entra em contato e não faz as alterações corretamente e recebe uma negativa como essa acima, o Google demora até 2 (duas) semanas para responder à sua solicitação e no final, deverá receber um e-mail parecido com esse abaixo:


Resumo

O processo de contato e recuperação através do suporte do Perfil da empresa no Google não é tão simples e pode se estender por longos dias. Se você não tiver paciência ou não tranquilizar seu cliente caso seja uma agência, dificilmente terá sucesso quanto à recuperação.

Em alguns casos, infelizmente não será possível restabelecer o Perfil da empresa no Google e é melhor entender que seu negócio não se aplica para estar sendo exibido na Pesquisa do Google e nem no Google Maps, por mais difícil que seja ler isso.

Caso precise de uma consultoria personalizada para recuperar o perfil da sua empresa, contrate um especialista em Perfil da empresa no Google (antigo Google Meu Negócio) (taxas poderão ser aplicadas).

Paulo M

Publicitário, Social Media e Expert em Produtos do Google.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem