Como ativar a autenticação em duas etapas no Twitter

Como ativar a autenticação em duas etapas no Twitter em seu celular


Nos últimos meses, o Twitter têm tido destaque na mídia em função das diversas mudanças que o seu CEO, Elon Musk tem comandado. Dentre as mais recentes, está a opção de manter a autenticação em duas etapas por SMS apenas no Twitter Blue, que é o serviço de assinaturas pago do Twitter Inc. Muitos usuários estão recebendo a seguinte mensagem:

"Você precisa remover a autenticação em duas etapas habilitada por mensagem de texto."

Embora isso possa soar estranho, afinal é um recurso de segurança considerado básico nos dias atuais, quem vive no ambiente digital precisa se preocupar em como se proteger, já que milhares de perfis são roubados e hackeados a todo momento no mundo inteiro.

Basicamente, a autenticação em duas etapas ajuda você a ter uma segurança extra em seu perfil do Twitter. Isso significa que, além do seu nome de usuário e senha, você precisará de um código temporário que pode ser gerado em um aplicativo de segurança, como o Google Authenticator. É uma ótima combinação quando se une a uma senha forte, evitando que você venha a passar por futuras dores de cabeça se algum dia perder o acesso à sua conta na rede social.

Como ativar a autenticação em duas etapas no Twitter sem pagar nada

A autenticação em duas etapas por mensagem de texto (SMS) vai se tornar paga a partir de 19 de março de 2023 e essa não deve ser uma opção que você deva considerar usar daqui pra frente. Você pode ativar a opção por aplicativo de autenticação e usar o Google Authenticator para gerar seus códigos. Para fazer isso:

  1. Acesse seu aplicativo do Twitter no celular;
  2. Toque na sua foto de perfil no canto superior esquerdo;
  3. Desça até Configurações e privacidade;
  4. Toque em Segurança e acesso à conta;
  5. Em seguida em Segurança;
  6. Toque em Autenticação em duas etapas
  7. Ative a opção Aplicativo de autenticação e siga as orientações da tela.

Passo a passo de como ativar a autenticação em duas etapas no Twitter pelo celular

Clique na sua foto de perfil, vá até Configurações e suporte e depois Configurações e privacidade, clique em Segurança e acesso à conta:


Em seguida, vá em Segurança > Autenticação em duas etapas > ative a opção Aplicativo de autenticação:


Após clicar para ativar, talvez a sua senha seja solicitada. Digite-a e toque em Começar já > Link em outro dispositivo e depois em Não consegue escanear o QR Code?:


Agora siga as seguintes etapas:

  • Copie a chave aleatória que é exibida na tela para você;
  • Abra o aplicativo do Google Authenticator ( baixe a versão para Android no Google Play ou esta versão se você utiliza iPhone, na App Store)
  • Clique em Inserir chave de configuração;
  • Coloque um nome (ex: Meu Twitter), cole a chave e clique em Adicionar.


IMPORTANTE: Você tem 10 segundos para concluir o próximo passo, caso contrário o código mudará e você precisa pegar um novo a cada 10 segundos.

Clique em Digite o código, vá no Google Authenticator copiar o código e volte rapidamente para o Twitter colar o código e clique em Confirmar:


Por fim, copie o código de backup para você guardar caso algum dia perca o acesso ao Google Authenticator ou perca seu telefone (recomendo anotar em um papel e deixá-lo em um local seguro) e clique em Concluído:


Apesar do passo a passo ser logo, a sua conta do Twitter está protegida agora e com a autenticação em duas etapas ativa em sua conta. Esse é um dos métodos mais seguros de segurança que existem atualmente contra invasores e hackers, já que usar o Google Authenticator no Twitter pode ser uma ótima maneira de dificultar o acesso deles.

Comenta aqui embaixo se funcionou para você e não deixe de compartilhar este post no Twitter :)

Paulo M

Publicitário, Social Media e Expert em Produtos do Google.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem