12 fevereiro 2018

Corrija o erro 9 em domínios do Blogger

Corrija o erro 9 em domínios do Blogger


Se você comprou um novo domínio e está recebendo uma mensagem de erro 9, entenda que este é um erro comum para novos domínios. A princípio, não há com que se preocupar. Essa mensagem apenas significa que seu domínio dentro do blog não conseguiu "conversar" com o registrador (provedor onde você comprou o domínio).

A mensagem recebida no painel de configurações do Blogger é a seguinte:

Não foi possível confirmar sua autoridade para este domínio. Erro 9.

Para resolver esse erro, não há muito mistério. Entenda o que acontece com seu blog e o seu domínio.


Porque estou recebendo a mensagem de erro 9?


Você está recebendo o erro 9 em seu painel do Blogger, pois as configurações de CNAME que você fez no painel do registrador, ainda não foram propagadas nos servidores ou você fez a configuração de maneira incorreta.

Quem é veterano na plataforma do Blogger e já é habituado a fazer configurações de domínios na plataforma, sabe que no lugar do erro 9, era para ser exibido o erro 12, que correspondia a exibição dos códigos para serem configurados no painel do registrador. Pois bem, o erro 12 agora é o erro 9, que mostra os códigos CNAME específicos de cada blog.

Devo me preocupar com esse erro 9 no Blogger?


A princípio não. De certo modo, o erro 9 se faz importante, pois sem ele, você não tem como saber os códigos CNAME que são únicos do seu blog. Se você comprou seu domínio e recebeu as confirmações do registrador depois de efetuar o pagamento, basta fazer as configurações que o domínio estará funcionando dentro de algumas horas.



Como resolver o erro 9?


Se você já comprou o seu domínio e está tudo pronto, o que você precisa fazer agora é realizar as configurações de CNAME usando os códigos que o erro 9 está mostrando, no painel do registrador.

Vou fazer uma demonstração para que você entenda como deve configurar seu domínio no Blogger.

OBSERVAÇÕES

  • Cada registrador (local onde você comprou seu domínio) possui um painel de configurações diferentes. Se você não conseguir localizar o painel de configurações do seu registrador, entre em contato com eles para obter orientação;
  • Cada registrador possui um tempo para validar as configurações que você fez, ou seja, alguns podem aplicar as configurações do CNAME imediatamente, outros demoram algumas horas e outros podem levar até 24 horas. Se depois disso você ainda visualizar o erro 9, algo de errado você fez na configuração;
  • É importante que você leia atentamente o passo a passo a seguir, caso contrário, seu domínio não irá funcionar e deixará seu blog fora do ar.


Passo 1


Acesse o painel do seu blog (www.blogger.com), vá até Configurações, procure por Endereço do blog e clique em Configurar um URL de terceiros para seu blog:


Passo 2


Digite o endereço do domínio que você comprou com o WWW e clique em Salvar para que o Blogger mostre a você, os códigos CNAME:


Apenas esclarecendo: www e ghs.google.com, podemos dizer que é o primeiro CNAME e universal para todos os blog. O código abaixo dele, é o segundo CNAME que pertence ao seu blog e que fará com que o domínio funcione corretamente.



Passo 3


Abra o painel do seu registrador de domínio e localize a zona de DNS ou de configurações CNAME. Como exemplo, iremos utilizar aqui, o painel do UOL Host onde o domínio do exemplo foi registrado (para saber como chegar até o painel de configurações do UOL Host, consulte este artigo).

Clique em CNAME e em seguida Criar nova entrada:


Passo 4


Insira o primeiro código assim como ilustrado a seguir:


Faça o mesmo processo com o segundo CNAME fornecido no painel do Blogger:


Por enquanto, isso é suficiente para fazer o seu domínio funcionar.

Passo 5


Agora, volte ao painel do Blogger, onde está o erro 9. Clique em Salvar e observe se a mensagem de erro ainda será exibida. Se ainda aparecer, aguarde algumas horas, insira o domínio novamente e clique em Salvar.

Pronto! Agora seu domínio já estará funcionando e você verá mais o erro 9 no painel do Blogger.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que tentarei ajudar você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário